Conhecendo, pensando e repensando a BNCC

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Conhecendo, pensando e repensando a BNCC

Mensagem por Admin em Ter Dez 01, 2015 2:55 pm

O Ministério da Educação, a partir de uma comissão composta de representantes de educadores de Universidades Federais de todos os estados brasileiro, elaborou um documento preliminar que pretende unificar 60% dos conteúdos ministrados a todos os alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio, com a implantação dos direitos e objetivos de aprendizagem e desenvolvimento que configurarão a Base Nacional Comum Curricular, deixando sob a  responsabilidade de instituições e redes de ensino a adequação de 40%  às realidades regionais. O objetivo da BNCC é  definir o essencial a ser oferecido em todo o Brasil. A partir dela, cada rede e cada escola poderá construir seu percurso formativo por meio da proposta curricular da rede e do seu Projeto Político Pedagógico.
O documento, que se encontra disponível para consulta, análise e críticas na internet, deverá impactar também na confecção de livros didáticos, mecanismos de avaliação como a Prova Brasil, os cursos de licenciatura  e , também a  formação dos professores.
Após a definição de 60% da  base, o governo terá o desafio de transformar isso no cotidiano das ações de todas as escolas do País, seja  no nível de planejamento das Secretarias Estaduais e Municipais de Educação, tanto quanto na ação pedagógica das escolas.
Cada educador, individual ou coletivamente, tem muito mais que o direito de participar desta discussão e consulta pública, tem o dever de, enquanto agente transformador, conhecer, analisar e opinar sobre um documento que servirá como base e parâmetro para a Educação de uma nação.
 
• Entre no Portal  http://basenacionalcomum.mec.gov.br/
• Descubra a forma de organização deste documento.
• Passeie  pelas disciplinas de seu ano de atuação e veja a aplicabilidade no dia a dia de sua sala de  aula;
• Observe se está sendo oferecido ao aluno, oportunidades de aprendizagens que lhe garantam  o direito a uma educação igualitária, de qualidade e conectada nos anseios da sociedade.

Participação no Fórum, seguindo as orientações:

PARTICIPAÇÃO: Com base na leitura da BNC,  escreva suas considerações no que diz respeito, aos direitos de aprendizagem, referentes ao ano/componente curricular   de sua atuação.
2ª PARTICIPAÇÃO: Leia, pelo menos três postagens de seus colegas do Fórum, analise e comente, dando sua opinião.
3ª e ÚLTIMA PARTICIPAÇÃO: Registre uma conclusão sobre o documento apresentado, sintetizando  os argumentos mais relevantes das discussões realizadas no FÓRUM.

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Re: Conhecendo, pensando e repensando a BNCC

Mensagem por SIMONE APARECIDA LIMA em Ter Dez 08, 2015 1:28 pm

A proposta da BNCC é ambiciosa e desafiadora pois engloba todo ensino básico apresentando em um texto único e obrigatório o que até hoje esteve disperso em parâmetros, diretrizes, currículos estaduais e municipais e, inclusive, em livros didáticos que, muitas vezes, serviram de guia curricular aos professores. Tal desafio pressupõe seleção, cortes e recortes de temas, escolha de abordagens, categorias e conceitos, encadeamento lógico do conteúdo que respeite a temporalidade histórica e se adeque à faixa etária e ao desenvolvimento cognitivo do aluno. O que é ensinado em um ano, deve servir de base para o ano seguinte.
A partir da BCC os professores escolherão os melhores caminhos de como ensinar e, também, quais outros elementos (a Parte Diversificada) precisam ser somados nesse processo de aprendizagem e desenvolvimento de seus alunos. Tudo isso respeitando a diversidade, as particularidades e os contextos de onde estão.

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A complexidade do comum

Mensagem por Daniele Abreu Rodrigues em Ter Dez 08, 2015 11:16 pm

Toda a parte teórica da proposta BNCC é muito interessante, mas encontrar o que é realmente importante para 190 mil escolas de Educação Básica, mediadas por 2 milhões de professores, atendendo a população brasileira com toda a sua pluralidade, torna-se complexo. A participação do professor de sala de aula se faz mais que necessária.

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Re: Conhecendo, pensando e repensando a BNCC

Mensagem por Solange Regina N. Corrêa em Qua Dez 09, 2015 11:11 am

A proposta do BNCC é importante e necessária, porém complexa devido as particularidades regionais. É de suma importância a participação de todo corpo docente.

Solange Regina N. Corrêa

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Re: Conhecendo, pensando e repensando a BNCC

Mensagem por WANDA DE FATIMA LAMEIRA em Qua Dez 09, 2015 11:31 am

Trata -se de uma proposta inovadora e necessária já que as avaliações do governo Federal são comuns a todo território nacional. É dever do professor participar desta discussão, pois esse documento servirá como base e parâmetro para o ensino no Brasil.

WANDA DE FATIMA LAMEIRA

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Conhecendo, pensando e repensando a BNCC

Mensagem por Daniele Oliveira dos Sant em Qua Dez 09, 2015 12:43 pm

A implementação da BNCC vai ficar nas mãos das redes e, por isso, vai acontecer de maneiras diferentes pelo Brasil. Porém, ela ainda deve levar alguns anos para ter um impacto no ensino. Com a BNCC, ficará claro para todo mundo quais são os elementos fundamentais que precisam ser ensinados nas Áreas de Conhecimento: na Matemática, nas Linguagens e nas Ciências da Natureza e Humanas.
A Base é uma conquista social, sua construção é crucial para encontrarmos um entendimento nacional em torno do que é importante no processo de desenvolvimento dos estudantes brasileiros da Educação Básica. Entender seu real significado e participar da sua construção é direito e dever de todos.

Daniele Oliveira dos Sant

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Conhecendo,pensando e repensando a BNCC

Mensagem por Rita de Cassia da S Dias em Qua Dez 09, 2015 1:25 pm

O documento do BNCC é basatante inovador e acredito que necessário para que a educação nacional siga o mesmo padrão pois assim, virá de forma positiva atender a critérios exigidos nas avaliações externas.

Rita de Cassia da S Dias

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Re: Conhecendo, pensando e repensando a BNCC

Mensagem por Jovânia em Qua Dez 09, 2015 8:59 pm

Ainda temos muito trabalho pela frente. O mais importante agora é conhecer o documento, tentar tirar as dúvidas do que não ficou tão claro, dar opinião , afinal, uma segunda versão será confeccionada a partir de 15 de dezembro, quando se encerra a primeira fase de coleta de opiniões online. A previsão é de que o texto final seja encaminhado ao Conselho Nacional de Educação, responsável pela normatização, até junho do ano que vem. O sistema educacional brasileiro teria, a partir daí, um prazo de cerca de três anos para se adaptar às novidades. Durante este período teremos que completar de acordo com nossa realidade e metas.

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Sugestões para Educação Infantil

Mensagem por Maristela C. Paredes em Qua Dez 09, 2015 9:00 pm

Daniele, Após esta visão geral da BNCC , escreva suas considerações no que diz respeito, aos direitos de aprendizagem, referentes ao ano/componente curricular de sua atuação( objetivos e conteúdos para o 1º e 2º período ).

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Conhecendo, pensando e repensando a BNCC

Mensagem por Mônica Silva da Cruz em Qua Dez 09, 2015 10:06 pm

A BNCC é uma proposta desafiadora que tem como objetivo principal igualar a educação no território brasileiro, isto é, dar oportunidades iguais de aprendizagem aos alunos de qualquer lugar do país, respeitando a grande diversidade regional. É desafiadora, porque requer a união entre gestores, professores, alunos e pais, que juntos devem tornar esta proposta uma realidade.

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PENSANDO E REPENSANDO A BNCC

Mensagem por MARIA DE FATIMA OLIVEIRA em Qui Dez 10, 2015 1:18 am

Com base nas propostas da rede e do Projeto Político Pedagógico, até que acredito que a BNCC reunindo os direitos e objetivos de aprendizagem poderão trazer a tão sonhada igualdade, liberdade e harmonia que são valores relevantes para o bem-estar e desenvolvimento da educação que tanto almejamos. Porque é na realidade de cada um, no respeito as diferenças que prevalece a igualdade!!

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CONHECENDO, PENSANDO E REPENSANDO A BNCC

Mensagem por Márcia Lamim de Souza Cas em Qui Dez 10, 2015 11:40 am

O documento visa reformular e determinar o currículo mínimo para todos os alunos das escola de Educação Básica do Brasil. A definição de quais conteúdos ensinar e do que é desejado que os estudantes saibam é influenciada por diferentes referências e o documento trará uma inovação, pois deveremos aproximar o currículo das necessidades de cada escola. A reformulação do Currículo Básico definirá os objetivos de aprendizagens e as habilidades a serem alcançadas dentro de um certo período. Funcionará como uma "cartilha" para determinar o que todos os estudantes têm direito de aprender e toda a comunidade escolar, enquanto agente transformador deve conhecer, analisar e opinar sobre o documento que embasará a formação social e política a partir da realidade de cada aluno.

Márcia Lamim de Souza Cas

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Re: Conhecendo, pensando e repensando a BNCC

Mensagem por Carmen Lucia Lamao em Qui Dez 10, 2015 1:20 pm

Na prática, entendo que a Base Nacional apresenta os conteúdos mínimos a serem vistos em sala de aula para as todas as áreas de aprendizagem em cada etapa escolar do estudante.

Carmen Lucia Lamao

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Re: Conhecendo, pensando e repensando a BNCC

Mensagem por Carmen Lucia Lamao em Qui Dez 10, 2015 1:25 pm

Na prática, a Base Nacional Comum Curricular pretende utilizar uma unica forma de conteúdos fixos, deixando apenas a parte diversificada de cada realidade de estados e municipios para que os mesmos coloquem em práticao o que todos os estudantes brasileiros têm direito e deve em aprender durante o ensino público.

Carmen Lucia Lamao

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Re: Conhecendo, pensando e repensando a BNCC

Mensagem por Sandra Melo em Qui Dez 10, 2015 1:54 pm

A Base Nacional Comum vai determinar o que todos os alunos do país devem aprender na escola, da educação infantil ao ensino médio. Ela permitirá que um percentual dos currículos e as das referencias de conteúdo seja comum a todos para cada etapa do ensino.

Sandra Melo

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Re: Conhecendo, pensando e repensando a BNCC

Mensagem por Jovânia em Qui Dez 10, 2015 2:54 pm

Sandra Melo escreveu:A Base Nacional Comum vai determinar o que todos os alunos do país devem aprender na escola, da educação infantil ao ensino médio. Ela permitirá que um percentual dos currículos e as das referencias de conteúdo seja comum a todos para cada etapa do ensino.
Sandra, a Base realmente tem o objetivo de unificar o que deve ser essencial a todos os alunos das escolas brasileiras. Gostaria de ouvir sua opinião sobre a Matemática. O que você percebeu nesta área do conhecimento? Existem muitas diferenças do que já vem sendo trabalhado? E a forma? Ainda falta algum direito que não poderia estar de fora ao final do 5º ano? Deveríamos fazer alguma intervenção?

Jovânia

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Re: Conhecendo, pensando e repensando a BNCC

Mensagem por Jovânia em Qui Dez 10, 2015 3:07 pm

Márcia,
gostaria de saber um pouco de sua opinião sobre o que está sendo proposto em linguagens para o Ciclo de Alfabetização, especificadamente ao final do Ciclo. Há algum direito que, ao seu ver, deveria ser contemplado e não foi? Deveríamos propor alguma alteração?

Jovânia

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Troca de ideias

Mensagem por Jovânia em Qui Dez 10, 2015 3:47 pm

Sandra Melo escreveu:A Base Nacional Comum vai determinar o que todos os alunos do país devem aprender na escola, da educação infantil ao ensino médio. Ela permitirá que um percentual dos currículos e as das referencias de conteúdo seja comum a todos para cada etapa do ensino.
Sandra, a Base realmente tem o objetivo de unificar o que deve ser essencial a todos os alunos das escolas brasileiras. Gostaria de ouvir sua opinião sobre a Matemática. O que você percebeu nesta área do conhecimento? Existem muitas diferenças do que já vem sendo trabalhado? E a forma? Ainda falta algum direito que não poderia estar de fora ao final do 5º ano? Deveríamos fazer alguma intervenção?

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Re: Conhecendo, pensando e repensando a BNCC

Mensagem por Jovânia em Qui Dez 10, 2015 3:48 pm

Sandra, a Base realmente tem o objetivo de unificar o que deve ser essencial a todos os alunos das escolas brasileiras. Gostaria de ouvir sua opinião sobre a Matemática. O que você percebeu nesta área do conhecimento? Existem muitas diferenças do que já vem sendo trabalhado? E a forma? Ainda falta algum direito que não poderia estar de fora ao final do 5º ano? Deveríamos fazer alguma intervenção?

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Nilson Ferreira Pires

Mensagem por Nilson Ferreira Pires em Qui Dez 10, 2015 7:14 pm

Sou favorável a esta Base Comum. Com a responsabilidade dos educadores quanto aos 40% regionais a Educação será melhor aplicada na rede de ensino, garantindo um ensino de melhor qualidade.

Nilson Ferreira Pires

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Re: Conhecendo, pensando e repensando a BNCC

Mensagem por Nilson Ferreira Pires em Qui Dez 10, 2015 7:23 pm

Concordo com as colegas que acharam a proposta inovadora e que é preciso muito cuidado para que essa proposta aconteça de forma positiva.

Nilson Ferreira Pires

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Re: Conhecendo, pensando e repensando a BNCC

Mensagem por Nilson Ferreira Pires em Qui Dez 10, 2015 7:29 pm

Concordo com as colegas que acharam a proposta inovadora e que é preciso muito cuidado para que essa proposta aconteça de forma positiva.

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Re: Conhecendo, pensando e repensando a BNCC

Mensagem por Nilson Ferreira Pires em Qui Dez 10, 2015 7:31 pm

A proposta do BNCC é desafiadora. Isto é positivo, mostra seriedade. Com ela, nós professores poderemos escolher o melhor caminho de como ensinar nossos alunos.

Nilson Ferreira Pires

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Nilson Ferreira Pires

Mensagem por Nilson Ferreira Pires em Qui Dez 10, 2015 7:33 pm

Concordo com as colegas que acham a proposta inovadora. É preciso muito cuidado para que essa proposta aconteça de forma positiva.

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Nilson Ferreira Pires

Mensagem por Nilson Ferreira Pires em Qui Dez 10, 2015 7:35 pm

A proposta do BNCC é desafiadora, mostra seriedade. Com ela, nós professores poderemos escolher o melhor caminho de como ensinar nossos alunos.

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Re: Conhecendo, pensando e repensando a BNCC

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