SME Além Paraíba debates
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Considerações no que diz respeito aos direitos de aprendizagem referentes ao 1º ano de escolaridade

2 participantes

Ir para baixo

Considerações no que diz respeito aos direitos de aprendizagem referentes ao 1º ano de escolaridade Empty Considerações no que diz respeito aos direitos de aprendizagem referentes ao 1º ano de escolaridade

Mensagem por Márcia Lamim de Souza Cas Ter Dez 15, 2015 3:36 pm

Língua Portuguesa: Participação em situação de leitura, escuta, produção oral e escrita. Produzir individual e coletivamente, recontar histórias oralmente, ler, dialogar, interpretar práticas da vida cotidiana.
Matemática: Descrever, comparar, nomear e classificar números naturais, figuras planas, grandezas e medidas, gráficos e tabelas. Identificar e descrever a localização de pessoas e objetos no espaço.Resolver cálculos envolvendo as quatro operações matemáticas. A matemática visa uma compreensão abrangente do mundo e das práticas sociais.
Ciências da Natureza: Compreender a interdependência campo/cidade, no qual se refere a produção agropecuária e industrial. Reconhecer em diferentes ambientes os recursos naturais disponíveis e o uso que se faz deles. Ciclo da água da natureza e sua importância para a vida na terra. Alimentação, vacinas, saúde e vida saudável. Estudo dos animais e vegetais. Corpo humano...
Ciências Humanas: Questionar as diferentes realidades vivenciadas por meio de rodas de conversas, desenhos, relatos orais ou escritos, exercitando a curiosidade e o estranhamento diante do mundo. Pesquisar fatos relacionados ao seu lugar de vivências. Identificar e descrever diferentes formas de registro. Identificar e questionar as diferenças entre realidades, como por exemplo, brincadeiras de diferentes épocas, a partir do uso de fontes históricas escritas, como gráficas e orais. Reconhecer noções de tempo compreendendo a diferença entre década,século e milênio.

Márcia Lamim de Souza Cas

Mensagens : 2
Data de inscrição : 10/12/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Considerações no que diz respeito aos direitos de aprendizagem referentes ao 1º ano de escolaridade Empty Re: Considerações no que diz respeito aos direitos de aprendizagem referentes ao 1º ano de escolaridade

Mensagem por daniele aline mattos Ter Dez 15, 2015 5:45 pm

ORALIDADE
- Fazer intercâmbio oral, ouvindo com atenção e formulando perguntas.
• Mostrar interesse por ouvir e expressar sentimentos, experiências, ideias e opiniões.
• Recontar histórias de repetição e/ou acumulativas com base em narrações ou livros.
• Conhecer e recontar um repertório variado de textos literários, preservando os elementos da linguagem escrita.
LEITURA
• Ouvir com atenção textos lidos.
• Refletir sobre o sistema alfabético com base na leitura de nomes próprios, rótulos de produtos e outros materiais - listas, calendários, cantigas e títulos de histórias, por exemplo -, sendo capaz de se guiar pelo contexto, antecipar e verificar o que está escrito.
• Ler textos conhecidos de memória, como parlendas, adivinhas, quadrinhas e canções, de maneira a descobrir o que está escrito em diferentes trechos do texto, fazendo o ajuste do falado ao que está escrito e o uso do conhecimento que possuem sobre o sistema de escrita.
• Buscar e considerar indícios no texto que permitam verificar as antecipações realizadas para confirmar, corrigir, ajustar ou escolher entre várias possibilidades.
• Confrontar ideias, opiniões e interpretações, comentando e recomendando leituras, entre outras possibilidades.
• Relacionar texto e imagem ao antecipar sentidos na leitura de quadrinhos, tirinhas e revistas de heróis.
• Inferir o conteúdo de um texto antes de fazer a leitura com base em título, imagens,
MATEMÁTICA
*Descrever, comparar, nomear e classificar números naturais, figuras planas, grandezas e medidas, gráficos e tabelas. Identificar e descrever a localização de pessoas e objetos no espaço.Resolver cálculos envolvendo as quatro operações matemáticas.

daniele aline mattos

Mensagens : 6
Data de inscrição : 15/12/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos