Considerações no que diz respeito aos direitos de aprendizagem referentes ao 1º ano de escolaridade
2 participantes
Página 1 de 1
Considerações no que diz respeito aos direitos de aprendizagem referentes ao 1º ano de escolaridade
Língua Portuguesa: Participação em situação de leitura, escuta, produção oral e escrita. Produzir individual e coletivamente, recontar histórias oralmente, ler, dialogar, interpretar práticas da vida cotidiana.
Matemática: Descrever, comparar, nomear e classificar números naturais, figuras planas, grandezas e medidas, gráficos e tabelas. Identificar e descrever a localização de pessoas e objetos no espaço.Resolver cálculos envolvendo as quatro operações matemáticas. A matemática visa uma compreensão abrangente do mundo e das práticas sociais.
Ciências da Natureza: Compreender a interdependência campo/cidade, no qual se refere a produção agropecuária e industrial. Reconhecer em diferentes ambientes os recursos naturais disponíveis e o uso que se faz deles. Ciclo da água da natureza e sua importância para a vida na terra. Alimentação, vacinas, saúde e vida saudável. Estudo dos animais e vegetais. Corpo humano...
Ciências Humanas: Questionar as diferentes realidades vivenciadas por meio de rodas de conversas, desenhos, relatos orais ou escritos, exercitando a curiosidade e o estranhamento diante do mundo. Pesquisar fatos relacionados ao seu lugar de vivências. Identificar e descrever diferentes formas de registro. Identificar e questionar as diferenças entre realidades, como por exemplo, brincadeiras de diferentes épocas, a partir do uso de fontes históricas escritas, como gráficas e orais. Reconhecer noções de tempo compreendendo a diferença entre década,século e milênio.
Matemática: Descrever, comparar, nomear e classificar números naturais, figuras planas, grandezas e medidas, gráficos e tabelas. Identificar e descrever a localização de pessoas e objetos no espaço.Resolver cálculos envolvendo as quatro operações matemáticas. A matemática visa uma compreensão abrangente do mundo e das práticas sociais.
Ciências da Natureza: Compreender a interdependência campo/cidade, no qual se refere a produção agropecuária e industrial. Reconhecer em diferentes ambientes os recursos naturais disponíveis e o uso que se faz deles. Ciclo da água da natureza e sua importância para a vida na terra. Alimentação, vacinas, saúde e vida saudável. Estudo dos animais e vegetais. Corpo humano...
Ciências Humanas: Questionar as diferentes realidades vivenciadas por meio de rodas de conversas, desenhos, relatos orais ou escritos, exercitando a curiosidade e o estranhamento diante do mundo. Pesquisar fatos relacionados ao seu lugar de vivências. Identificar e descrever diferentes formas de registro. Identificar e questionar as diferenças entre realidades, como por exemplo, brincadeiras de diferentes épocas, a partir do uso de fontes históricas escritas, como gráficas e orais. Reconhecer noções de tempo compreendendo a diferença entre década,século e milênio.
Márcia Lamim de Souza Cas- Mensagens : 2
Data de inscrição : 10/12/2015
Re: Considerações no que diz respeito aos direitos de aprendizagem referentes ao 1º ano de escolaridade
ORALIDADE
- Fazer intercâmbio oral, ouvindo com atenção e formulando perguntas.
• Mostrar interesse por ouvir e expressar sentimentos, experiências, ideias e opiniões.
• Recontar histórias de repetição e/ou acumulativas com base em narrações ou livros.
• Conhecer e recontar um repertório variado de textos literários, preservando os elementos da linguagem escrita.
LEITURA
• Ouvir com atenção textos lidos.
• Refletir sobre o sistema alfabético com base na leitura de nomes próprios, rótulos de produtos e outros materiais - listas, calendários, cantigas e títulos de histórias, por exemplo -, sendo capaz de se guiar pelo contexto, antecipar e verificar o que está escrito.
• Ler textos conhecidos de memória, como parlendas, adivinhas, quadrinhas e canções, de maneira a descobrir o que está escrito em diferentes trechos do texto, fazendo o ajuste do falado ao que está escrito e o uso do conhecimento que possuem sobre o sistema de escrita.
• Buscar e considerar indícios no texto que permitam verificar as antecipações realizadas para confirmar, corrigir, ajustar ou escolher entre várias possibilidades.
• Confrontar ideias, opiniões e interpretações, comentando e recomendando leituras, entre outras possibilidades.
• Relacionar texto e imagem ao antecipar sentidos na leitura de quadrinhos, tirinhas e revistas de heróis.
• Inferir o conteúdo de um texto antes de fazer a leitura com base em título, imagens,
MATEMÁTICA
*Descrever, comparar, nomear e classificar números naturais, figuras planas, grandezas e medidas, gráficos e tabelas. Identificar e descrever a localização de pessoas e objetos no espaço.Resolver cálculos envolvendo as quatro operações matemáticas.
- Fazer intercâmbio oral, ouvindo com atenção e formulando perguntas.
• Mostrar interesse por ouvir e expressar sentimentos, experiências, ideias e opiniões.
• Recontar histórias de repetição e/ou acumulativas com base em narrações ou livros.
• Conhecer e recontar um repertório variado de textos literários, preservando os elementos da linguagem escrita.
LEITURA
• Ouvir com atenção textos lidos.
• Refletir sobre o sistema alfabético com base na leitura de nomes próprios, rótulos de produtos e outros materiais - listas, calendários, cantigas e títulos de histórias, por exemplo -, sendo capaz de se guiar pelo contexto, antecipar e verificar o que está escrito.
• Ler textos conhecidos de memória, como parlendas, adivinhas, quadrinhas e canções, de maneira a descobrir o que está escrito em diferentes trechos do texto, fazendo o ajuste do falado ao que está escrito e o uso do conhecimento que possuem sobre o sistema de escrita.
• Buscar e considerar indícios no texto que permitam verificar as antecipações realizadas para confirmar, corrigir, ajustar ou escolher entre várias possibilidades.
• Confrontar ideias, opiniões e interpretações, comentando e recomendando leituras, entre outras possibilidades.
• Relacionar texto e imagem ao antecipar sentidos na leitura de quadrinhos, tirinhas e revistas de heróis.
• Inferir o conteúdo de um texto antes de fazer a leitura com base em título, imagens,
MATEMÁTICA
*Descrever, comparar, nomear e classificar números naturais, figuras planas, grandezas e medidas, gráficos e tabelas. Identificar e descrever a localização de pessoas e objetos no espaço.Resolver cálculos envolvendo as quatro operações matemáticas.
daniele aline mattos- Mensagens : 6
Data de inscrição : 15/12/2015
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos