Conhecendo, pensando e repensando a BNCC
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SIMONE APARECIDA LIMA
Admin
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Re: Conhecendo, pensando e repensando a BNCC
A Base da Bncc é uma conquista social, sua construção é crucial para encontrarmos um entendimento nacional em torno do que é importante no processo de desenvolvimento dos estudantes brasileiros da Educação Básica. Entender seu real significado e participar da sua construção é direito e dever de todos.
Aline S S Costa- Mensagens : 2
Data de inscrição : 14/12/2015
Re: Conhecendo, pensando e repensando a BNCC
Também Concordo que tudo se inicia com o lúdico.Adriana B Esquerdo escreveu:Ana Célia Pires Ferreira escreveu:Bruna Oliveira Cassaro de escreveu:Acredito que o BNCC vem para inovar a concepção de educar na Educação Infantil fazendo com que a forma que as crianças aprendam seja convivendo, brincando, participando, explorando, comunicando e se conhecendo. Para que isso ocorra devem ser criadas experiências de aprendizagem, o que tornará o ensino muito mais prazeroso.
Bruna concordo com você que o objetivo da Educação ocorra através de experiências e brincadeiras, aprender e experimentar.Ana Célia
Concordo com vocês o objetivo da educação é criar experiências de aprendizagem através do lúdico.
Aline S S Costa- Mensagens : 2
Data de inscrição : 14/12/2015
Fórum BNCC
"Acredito que o BNCC vem para inovar a concepção de educar na Educação Infantil fazendo com que a forma que as crianças aprendam seja convivendo, brincando, participando, explorando, comunicando e se conhecendo. Para que isso ocorra devem ser criadas experiências de aprendizagem, o que tornará o ensino muito mais prazeroso." Concordo com a citação feita pela professora Bruna e faço dessas, as minhas palavras.
Fernanda Pinheiro- Mensagens : 1
Data de inscrição : 14/12/2015
Re: Conhecendo, pensando e repensando a BNCC
A BNCC tem uma proposta muito boa em igualar a educação, mas depende muito da ajuda do corpo docente da escola e da família,assim todos trabalhando juntos formarão uma educação melhor.
Tamirys Rodrigues- Mensagens : 1
Data de inscrição : 14/12/2015
Concordo, porém é de suma importância a participação de todo corpo docente com real comprometimento de suas atividades; lembrando que cada aluno tem seu devido tempo, cabe a cada profissional saber respeitar e AJUDAR seu aluno como ser único e especial.
Maristela C. Paredes escreveu:Professoras da Educação Infantil,colegas de trabalho, foram pertinentes as opiniões de vocês aqui citadas sobre a BNCC, pensamos que sendo a educação infantil um campo em constante reflexão e reconstrução, de conquista na legislação brasileira, o desafio a enfrentar é a definição de qual é a infância a que reporta-se aqui, quais as instituições e as culturas que foram produzidas, geradas nesses caminhos e, sobretudo, do(a) professor(a) de crianças pequenas, seus saberes e identidades. Pretende-se com isso indicar a melhoria da qualidade do atendimento oferecido às crianças brasileiras, especialmente as alemparaibanas, em instituições de educação infantil, melhoria que incide diretamente sobre a qualificação do profissional para que este, por meio de um currículo/proposta pedagógica, faça valer o direito social e humano das crianças de serem educadas e cuidadas e, assim, de viverem plenamente a infância.
Seria muito importante, que vocês que atuam na sala de aula, opinassem sobre o como ou quais seriam as sugestões de objetivos específicos dentro da área de conhecimento em cada faixa etária( maternal, 1º e 2º período)com a experiência de vocês, acredito que podemos acrescentar muito na BNCC, ou seja, para Educação Infantil do Brasil.
Débora Cristina- Mensagens : 7
Data de inscrição : 11/12/2015
Idade : 51
Localização : Além Paraíba
Re: Conhecendo, pensando e repensando a BNCC
A proposta da BNCC é relevante, visto que garante os direitos de aprendizagem e a igualdade de oportunidades, respeitando-se a diversidade regional e cultural, porém os avanços na Educação vão se concretizar somente quando toda a política educacional for organizada e estruturada.
É preciso garantir infraestrutura de todas as Escolas e assegurar que na Educação Infantil as crianças aprendam seja convivendo, brincando, participando, explorando, comunicando e se conhecendo. Para que isso ocorra devem ser criadas experiências de aprendizagem, o que tornará o ensino muito mais prazeroso É preciso também aproximar as famílias da Educação Escolar. Tudo isso deve ser coordenado, tendo a aprendizagem como foco. Somente assim a BNCC fará sentido e chegará à sala de aula.
É preciso garantir infraestrutura de todas as Escolas e assegurar que na Educação Infantil as crianças aprendam seja convivendo, brincando, participando, explorando, comunicando e se conhecendo. Para que isso ocorra devem ser criadas experiências de aprendizagem, o que tornará o ensino muito mais prazeroso É preciso também aproximar as famílias da Educação Escolar. Tudo isso deve ser coordenado, tendo a aprendizagem como foco. Somente assim a BNCC fará sentido e chegará à sala de aula.
Débora Cristina- Mensagens : 7
Data de inscrição : 11/12/2015
Idade : 51
Localização : Além Paraíba
Re: Conhecendo, pensando e repensando a BNCC
Bruna Oliveira Cassaro de escreveu:Acredito que o BNCC vem para inovar a concepção de educar na Educação Infantil fazendo com que a forma que as crianças aprendam seja convivendo, brincando, participando, explorando, comunicando e se conhecendo. Para que isso ocorra devem ser criadas experiências de aprendizagem, o que tornará o ensino muito mais prazeroso.
Essa concepção levam a três concepções que devem guiar o projeto pedagógico das unidades de educação infantil:
Éticos (autonomia, responsabilidade, solidariedade, respeito ao bem-comum, ao meio ambiente e às diferentes culturas, identidades e singularidades);
Políticos (direitos de cidadania, exercício da criticidade, respeito à ordem democrática);
Estéticos (sensibilidade, criatividade, ludicidade, liberdade de expressão nas diferentes manifestações artísticas e culturais).
O direito de aprendizagem deverá ser garantido através de seis princípios: conviver, brincar, participar, explorar, comunicar e conhecer-se. Esses princípios consideram as formas como as crianças aprendem, ou seja, convivendo, brincando, participando, explorando, comunicando, e conhecendo-se.
Débora Cristina- Mensagens : 7
Data de inscrição : 11/12/2015
Idade : 51
Localização : Além Paraíba
Re: Conhecendo, pensando e repensando a BNCC
Observamos que a partir dessa nova proposta do BNCC, nós educadores sentimos de uma certa forma felizes em saber que existe uma preocupação não só dos professores, mas também de estudiosos da educação com o aprendizado de nossas crianças. É preciso nossa participação efetiva para que as crianças possam ter a oportunidade de construir seu próprio aprendizado através de um currículo voltado para a realidade regional e local onde haverá um verdadeiro significado.
Sonia Lobo Amorim- Mensagens : 1
Data de inscrição : 14/12/2015
Re: Conhecendo, pensando e repensando a BNCC
ssa concepção levam a três concepções que devem guiar o projeto pedagógico das unidades de educação infantil:
Éticos (autonomia, responsabilidade, solidariedade, respeito ao bem-comum, ao meio ambiente e às diferentes culturas, identidades e singularidades);
Políticos (direitos de cidadania, exercício da criticidade, respeito à ordem democrática);
Estéticos (sensibilidade, criatividade, ludicidade, liberdade de expressão nas diferentes manifestações artísticas e culturais).
O direito de aprendizagem deverá ser garantido através de seis princípios: conviver, brincar, participar, explorar, comunicar e conhecer-se. Esses princípios consideram as formas como as crianças aprendem, ou seja, convivendo, brincando, participando, explorando, comunicando, e conhecendo-se.
Éticos (autonomia, responsabilidade, solidariedade, respeito ao bem-comum, ao meio ambiente e às diferentes culturas, identidades e singularidades);
Políticos (direitos de cidadania, exercício da criticidade, respeito à ordem democrática);
Estéticos (sensibilidade, criatividade, ludicidade, liberdade de expressão nas diferentes manifestações artísticas e culturais).
O direito de aprendizagem deverá ser garantido através de seis princípios: conviver, brincar, participar, explorar, comunicar e conhecer-se. Esses princípios consideram as formas como as crianças aprendem, ou seja, convivendo, brincando, participando, explorando, comunicando, e conhecendo-se.
Débora Cristina- Mensagens : 7
Data de inscrição : 11/12/2015
Idade : 51
Localização : Além Paraíba
Re: Conhecendo, pensando e repensando a BNCC
Antes de tudo, é preciso pensar nas relações existentes entre o currículo escrito e o currículo ativo, ou seja, o que se pretende colocar em prática. Não basta estudar apenas o que está contido no que determina o currículo escrito, é preciso que se analise aquilo que efetivamente é realizado na sala de aula, pois isso é igualmente currículo. Creio que, ao pensarmos uma nova proposta – BNCC- nós, educadores envolvidos , possamos partilhá-lo como um direcionamento das ações educativas, sem serem “receituários”, fornecendo ferramentas para uma prática educativa pautada nos pressupostos da pedagogia da infância.
Márcia Citrangulo Paredes- Mensagens : 3
Data de inscrição : 14/12/2015
E Educação Infantil na BNCC
Para que a Educação Infantil apresente característica relevante na BNCC, é necessário que as Escolas e Creches sejam constituídas de um ambiente acolhedor, em que cuidados e convívio promovam a socialização, o estabelecimento de vínculos afetivos e de confiança, juntamente com atividades que promovam a aprendizagem e o desenvolvimento. Para isso, levando em conta as culturas da comunidade, é essencial criar situações em que o brincar em suas diversas manifestações seja contexto promotor do conhecimento de si, do outro e do mundo, em interações amistosas e nas quais se cultivem os cuidados consigo mesmo e com o outro, se estabeleçam atitudes de curiosidade, questionamento, investigação e encantamento.
Andréa Demarco Loureiro- Mensagens : 3
Data de inscrição : 11/12/2015
Re: Conhecendo, pensando e repensando a BNCC
Baseando-se na leitura das postagens dos participantes deste Fórum nos textos explicativos da BNCC, ficou claro que a BNCC cumprirá a meta sete do Plano Nacional de Educação (PNE) - fomentar a qualidade da Educação Básica, do fluxo escolar e da aprendizagem. A lei determina que até junho de 2016 a BNCC seja encaminhada ao Conselho Nacional de Educação (CNE).
Através dos debates e do que será exposto pelas comunidades escolares, o cotidiano das turmas de 1º e 2º períodos e das Creches e CEMEIS serão repensado e as práticas educativas voltadas para a ludicidade, serão uma constante para os educadores da Educação Infantil.
Através dos debates e do que será exposto pelas comunidades escolares, o cotidiano das turmas de 1º e 2º períodos e das Creches e CEMEIS serão repensado e as práticas educativas voltadas para a ludicidade, serão uma constante para os educadores da Educação Infantil.
Andréa Demarco Loureiro- Mensagens : 3
Data de inscrição : 11/12/2015
Re: Conhecendo, pensando e repensando a BNCC
Acredito que a base Nacional comum facilitará para que todas as escolas de educação infantil tenham a mesma visão, que é ser constituída de um ambiente acolhedor em que cuidados e convívio promovam a socialização, o estabelecimento de vínculos afetivos e de confiança juntamente com atividades que promovam a aprendizagem e o desenvolvimento. Para isso levando em conta as culturas da comunidade, é essencial criar situações que o brincar em suas diversas manifestações seja contexto promotor de conhecimento de si, do outro e do mundo em interações amistosas e nas quais se cultivem os cuidados consigo mesmo e com o outro, se estabeleçam atitudes de curiosidade, questionamento , investigação e encantamento.
Maria da Conceição Rosa S- Mensagens : 3
Data de inscrição : 13/12/2015
Conhecendo a BNCC
Trabalho com uma turma de maternal II com crianças de 3 anos e acho que o melhor meio de transmitir o conhecimento é através do lúdico. Trabalhando a ludicidade dentro do ambiente escolar o professor aprende com seus alunos, transfere conhecimentos e ainda pode aproveitar temas rotineiros para esclarecer muitas dúvidas das crianças.
Mayara Reguini Ferreira- Mensagens : 3
Data de inscrição : 10/12/2015
2{ participação
Concorco com a Márcia, para que haja uma nova proposta é necessário estabelecer o que está de fato dando certo e o que acontece dentro do ambiente escolar para conseguir melhorar em todos aspectos.Márcia Citrangulo Paredes escreveu:Antes de tudo, é preciso pensar nas relações existentes entre o currículo escrito e o currículo ativo, ou seja, o que se pretende colocar em prática. Não basta estudar apenas o que está contido no que determina o currículo escrito, é preciso que se analise aquilo que efetivamente é realizado na sala de aula, pois isso é igualmente currículo. Creio que, ao pensarmos uma nova proposta – BNCC- nós, educadores envolvidos , possamos partilhá-lo como um direcionamento das ações educativas, sem serem “receituários”, fornecendo ferramentas para uma prática educativa pautada nos pressupostos da pedagogia da infância.
Mayara Reguini Ferreira- Mensagens : 3
Data de inscrição : 10/12/2015
Adrilene da Silva Alves- Mensagens : 6
Data de inscrição : 08/12/2015
Idade : 47
Localização : Além Paraiba
Minha conclusão
Para concluir, creio as possíveis mudanças feitas na BNCC venham garantir oportunidade de aprendizagem e o direito à Educação igualitária, de qualidade e conectada aos anseios da comunidade.
Quanto a educação infantil ela vem reafirmar e respeitar as três concepções na qual o projeto pedagógico das unidades de educação infantil devem seguir:éticos,políticos e estéticos, garantindo a criança conviver, brincar,participar,explorar, comunicar e conhecer-se.
Quanto a educação infantil ela vem reafirmar e respeitar as três concepções na qual o projeto pedagógico das unidades de educação infantil devem seguir:éticos,políticos e estéticos, garantindo a criança conviver, brincar,participar,explorar, comunicar e conhecer-se.
Mayara Reguini Ferreira- Mensagens : 3
Data de inscrição : 10/12/2015
Re: Conhecendo, pensando e repensando a BNCC
A necessidade da aplicação do lúdico no ambiente escolar, especificamente na creche, que acolhe crianças de zero a três anos, é imprescindível, porém, não basta criar um ambiente rico apenas visualmente; é preciso tomar consciência de suas finalidades, de suas ações, utilizando-se de uma metodologia adequada e uma contínua interação entre a criança, o meio físico e o social, propiciando um ambiente estimulante e que favoreça essa interação. É por meio das atividades lúdicas que ela ordena, desorganiza, destrói e reconstrói o seu mundo. No entanto, muitos professores encontram dificuldades de desenvolver sua prática docente na Educação Infantil, o que poderia ser mais facilmente realizado com a inclusão de atividades lúdicas
Maria da Conceição Rosa S- Mensagens : 3
Data de inscrição : 13/12/2015
Mirian A. de Souza Pires
A primeira versão da BNCC debate sobre o currículo nacional ,a unificação dele em pelo menos 60% e a implantação dos direitos e objetivos de aprendizagem e desenvolvimento que configurarão a Base Nacional Comum Curricular, promovendo a disseminação das desigualdades e comprometendo-se com avalorização das singularidades regionais. Essa ferramenta com certeza irá contribuir na construção de um currículo adequado às necessidades básicas dos educandos,assegurando-lhes uma educação de qualidade.
Mírian A. de Souza Pires- Mensagens : 2
Data de inscrição : 14/12/2015
Re: Conhecendo, pensando e repensando a BNCC
Para concluir eu acredito que o currículo esteja amarrado no projeto político pedagógico da Unidade, no espaço físico, na formação do professor e nos conteúdos.O currículo é vivo, é ação, é prática que se manifesta no cotidiano das nossas ações com as crianças e que articulam com quem elas são, o que pensam, o que sabem, com aquilo que desejamos que elas aprendam.
Maria da Conceição Rosa S- Mensagens : 3
Data de inscrição : 13/12/2015
Re: Conhecendo, pensando e repensando a BNCC
Conhecendo, pensando e repensado a BNCC
A BCC, é parte do Currículo que orienta a formulação do projeto Político-Pedagógico das escolas, permitindo maior articulação . Os professores continuarão podendo escolher os melhores caminhos de como ensinar e, também, quais outros elementos (a Parte Diversificada) precisam ser somados nesse processo de aprendizagem e desenvolvimento de seus alunos.
A BCC, é parte do Currículo que orienta a formulação do projeto Político-Pedagógico das escolas, permitindo maior articulação . Os professores continuarão podendo escolher os melhores caminhos de como ensinar e, também, quais outros elementos (a Parte Diversificada) precisam ser somados nesse processo de aprendizagem e desenvolvimento de seus alunos.
cirleia- Mensagens : 1
Data de inscrição : 14/12/2015
Re: Conhecendo, pensando e repensando a BNCC
Acredito que o BNCC vem pra garantir o direito de aprendizagem e a igualdade, dando oportunidades e respeitando a diversidade regional e cultural. Os professores poderão escolher caminhos mais abertos de como ensinar. É muito bom saber que estão tendo um olhar amplo para a educação do país. É uma proposta desafiadora que nos leva à acreditar no país e com certeza facilitará a vida escolar do aluno que é o alvo principal.
Regina- Mensagens : 3
Data de inscrição : 13/12/2015
Re: Conhecendo, pensando e repensando a BNCC
A proposta para a mudança na educação é desafiadora . É dever do professor participar, pois esse documento terá um caminho bastante claro para que o aluno possa e tenha a oportunidade de aprender o que é essencial para ele.
Regina- Mensagens : 3
Data de inscrição : 13/12/2015
Re: Conhecendo, pensando e repensando a BNCC
É de total importância unificar os conteúdos da Educação infantil ao Ensino Médio. Oportunidades iguais. Teremos uma sociedade mais justa, alunos mais motivados, valorizados, assegurando a eles um ensino de melhor qualidade. Alguma coisa tem que ser feita. Então vamos acreditar.
Regina- Mensagens : 3
Data de inscrição : 13/12/2015
Re:Conhecendo , pensando e repensando o BNCC
Proposta muito interessante e inovadora que se faz necessária já que nossos alunos fazem avaliações do Governo Federal que são comuns a todo território nacional.Penso que será de suma importância para o aprendizado de nossas crianças.
veronica fernandes- Mensagens : 1
Data de inscrição : 13/12/2015
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